Exames

Densitometria



O que é o exame?
É um estudo em que se avalia a perda de massa óssea e o grau de Osteoporose.

Como é feito?
É realizado num aparelho que mede a massa e a resistência óssea, avaliando o risco de fractura.
É indolor e seguro. O paciente fica deitado sobre a mesa do aparelho durante aproximadamente 20 minutos.
Geralmente são feitas capturas de imagens do fémur e da coluna lombar de frente.
Podem ainda ser realizadas, conforme indicação médica, capturas de imagens do antebraço.

Recomendações ao paciente

  • Evitar o uso de roupas que tenha botões, fecho-eclair ou fivelas de metal.
  • Não ingerir cálcio 48 horas antes do exame.
  • Não tomar contraste 72 horas antes do exame (contraste para RX, Tomografia e Cintigrafia Óssea).
  • Trazer exames anteriores de Densitometria ou Rx de coluna lombar.

O que é a Osteoporose?
A Osteoporose é a perda natural da substância óssea que ocorre naturalmente com o envelhecimento, em mulheres e homens, sendo bastante acentuada nas mulheres nos primeiros anos após a menopausa, produzindo o enfraquecimento e a "porosidade nos ossos".
A parte interna do osso é como uma esponja, cheia de porosidades (vazios). Quanto menor essa porosidade, maior é a resistência do osso. A osteoporose produz um crescimento dessas porosidades, diminuindo a resistência do osso e aumentando o risco de fracturas principalmente do colo do fémur , da coluna e do punho.
É um factor de risco para fracturas, pois se um osso está mais fraco, um pequeno acidente doméstico (ex: tropeçar, escorregar, etc.) pode causar sérios danos. As fracturas de fémur, em particular, podem causar até a morte do paciente.
O diagnóstico da osteoporose é feito através do exame de densitometria óssea, que é o método mais indicado na determinação do aumento dessa porosidade, na verificação preventiva e no acompanhamento do tratamento. É um exame seguro, indolor (não invasivo) e sem preparação especial.
A densitometria óssea pode apontar a baixa densidade óssea (maior porosidade) antes da ocorrência de uma fractura. Se o exame for feito anualmente, pode-se prever estatisticamente as possibilidades futuras de uma fractura. É um exame importante que auxilia o médico através de gráficos e valores referenciais, no diagnóstico preventivo e no acompanhamento do tratamento da osteoporose proporcionando uma melhor qualidade de vida.